sábado, 16 de janeiro de 2010

Sopa de Lentilhas

Coisa boa é sexta-feira, não é? Fim de semana chegando, sem motivo para acordar cedo no sábado...ahhh, isso é muito bom!
Hoje foi um dia bom, o Amor chegou de viagem, eu matei a saudade do meu Pai e da minha Mãe, do meu cachorrinho Sinclair...quer mais? Para mim foi perfeito! Além de ganhar paparicos da mamãe e do papai, saí da casa deles hoje com várias receitas de família...sabe aquele caderninho da mamãe, que era da vovó? Pois é, eu ganhei várias receitas e de lambuja ainda ganhei alguns livros da minha mãe. Comida cheia de história! Vai ser bom relembrar um pouco da infância e testar as receitinhas da Mammy!
Mas como nem tudo é perfeito, hoje foi um dia cansativo no trabalho, inclusive estava trabalhando até poucos minutos atrás. Fui buscar o Amor no aeroporto e voltei para o batente. Sem tempo para fazer uma comidinha mais caprichada para nós dois e querendo agradá-lo, afinal de contas ele passou uma semana longe, lembrei da sopinha de lentilha que ele tanto gosta! Tinha lentilhas cozidas e congeladas no freezer, então foi tudo de bom, só precisei descongelar e temperar a sopinha. É um prato super simples, mas não sei o que é...tem aquele gostinho de casa, de aconchego...muito bom! Vou me lembrar de fazer mais vezes...
Bom, a sopinha é bem fácil de preparar e rápida também, o sabor marcante das lentilhas temperadas e aquele gostinho especial do bacon...hummmmmmmmm! Você vai querer repetir! Se quiserem um prato mais light, é só tirar o bacon, a sopa fica tão saborosa quanto...o que vai mandar é sua vontade. Então, vamos lá?




Tempo de preparo: 35 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes
1 xícara de lentilhas
3 xícaras de água
2 colheres (sopa) azeite
1 cebola pequena picada em cubinhos
1 dente de alho grande
2 fatias de bacon dourado - Opcional(Não deixe ficar escuro, somente dourado)
1 colher (sopa) salsinha picada finamente
1 colher (café) de cominho em pó
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Suco de 1 limão

Modo de preparo
1. Em uma panela de pressão, disponha as lentilhas juntamente com a água e um pouco de sal e pimenta (essa não é a hora de temperar por completo a sopa, lembre-se que você vai adicionar o bacon mais tarde e ele já é um pouco salgado), leve ao fogo e após abrir pressão, cozinhe por aproximadamente 20 minutos.

2. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Junte o bacon (Se for usar) e a lentilha que foi cozida. Acrescente o cominho em pó. Prove o sal e se necessário tempere um pouco mais. Deixe cozinhar por mais alguns instantes (aproximadamente 5 minutos) com a tampa da panela semi-tampada. Desligue o fogo, junte a salsinha picada. Sirva quente e esprema em cada prato um jorro de limão (Esse truque eu aprendi com a Rita Lobo - realmente fica muito melhor).

Delícia!

2 comentários :

  1. Stefânia, qualquer dia vou te dar uma receita pra vc testar: fiz um arroz com amêndoa e cogumelo no natal que ficou um espetáculo.rs rs
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oba Bel! Manda mesmo! Eu adoro amêndoas e com certeza sua receita deve ser tudo de bom! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...