terça-feira, 25 de maio de 2010

Hommus Bi Tahine

Acho que essa é a primeira vez que faço algo "árabe". E foi um pouco tarde na minha opnião, pois eu adoro esse tipo de comida. Principalmente os doces árabes....deliciosos!
Mas o que me fez tentar hoje essa receita é um motivo mais que especial. A minha mais que querida amiga: Marina.
A Marina é uma daquelas amigas que você pode contar para qualquer hora, aquelas que se você precisar falar no meio da noite ela vai acordar e te escutar. A Marina é alguém que sempre me põe para cima e que acredita muito no meu potencial (seja no trabalho ou para as minhas experiências na cozinha). Nós viajamos juntas para Argentina e Chile em 2008/2009 e posso dizer com toda certeza que foi uma das melhores viagens que já fiz em toda minha vida. Enfim, a Marina é uma amiga que vale ouro!
Mas o que a Marina tem a ver com a receita de hoje? Bom, ela é descedente direta de libaneses, o pai dela era Libanês. Como eu não conheço bem a cozinha libanesa, eu resolvi fazer algo popular e que eu adoro também, o famoso Hummus Bi Tahine.

Bom, o único problema da Marina é que ela mora em SP e eu em Brasília...mas mesmo assim hoje eu resolvi que cumpriria a promessa que fiz a ela, pois há alguns meses ela me pediu para fazer alguma comida árabe e postar aqui no blog...pois bem, aqui está!

Essa receita em especial foi uma mistura de sabores, de alguns temperos que tinha em casa e o tradicional do tahine. Mas que deu certo! Na verdade super certo! Tirando o fato que eu não tenho processador e me deu um trabalhão fazer no liquidificador...tive que fazer em várias etapas. Mas o resultado final compensa, é uma deliciosa pasta cremosa, temperada e com aquele gostinho de tahine no fim...heaven taste!

Apesar dela estar longe, hoje a receita é para ela!



Ingredientes

500g de grão de bico cozido e sem cascas (2 1/2 xícaras)
1 dente de alho
1/2 xícara de tahine (pasta de gergelim)
1/2 xícara de suco de limão
1/4 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/4 colher (chá) de pimenta rosa moída
3/4 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem

Modo de preparo

1. Bata no processador o alho. Depois acrescente os demais ingredientes, com exceção do azeite, e bata novamente. Vá acrescentando lentamente o azeite e batendo. Verifique a consistência, caso necessário adicione mais azeite.

2. Retire a pasta do processador, disponha no prato que for servir, regue com azeite extra-virgem e salpique pimenta do reino.

Sirva com pão sírio ou legumes cortados em palito (cenora, aipo e pimentão).

Dica: Se você assim como eu não tiver um processador, use o liquidificador, mas bata em etapas.


10 comentários :

  1. Aiiiii fez para mim a receita Arabe!!!! Amo Amo Amo Amo Amo Amo Amo Amo

    Obrigada por me citar, tambem amei viajar contigo,tb foi a melhor viagem da minha vida!!! Muitas saudadessss

    Quero fazer o tahine tbbbbb

    ResponderExcluir
  2. é sempre bom provar coisas novas,ficou lindo,jinhoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef!
    Esse homus ta com cara ótima! Lá em casa temos o costume de fazer e comer comida árabe, dá trabalho mas vale a pena mesmo! Não esqueci da sua receita de carneiro com mel, da próxima vez ela vai sair com certeza!
    Ja te mando a foto!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga!

    Quanta saudade de você! E como não poderia te citar? Eu tinha prometido a receita, não é?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi Belinha!

    Concordo com você, é ótimo provar novos sabores!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!

    Pois é menina, as receitas são deliciosas e o trabalho é sempre recomendado no final, não acha?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi estefânia!! adoro comida árabe!!esse homus parece delicioso, e grão de bico é muito saudável segundo minha nutricionista...bjinhos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!

    Pois é, o melhor de tudo é que eu adoro Grão de bico...então dá para comer sem culpa, né?

    E então, como estão os preparativos? Tá tendo promoção naquele blog que indiquei para você, dá uma olhadinha lá....

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Amo essa pastinha árabe... Boooommm demais!

    Bjos,

    Eliane
    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Eliane!

    Comida árabe é tudo de bom, não é?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...