quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pan-Bagnat


Interessante saber o que um e outro gosta, prefere, aprecia na comida não é?! Aqui em casa por exemplo, comemos quase de tudo e normalmente temos os gostos parecidos. Até chegar na azeitona. Eu adoro! Sou fã! O Amor? Não gosta, torce o nariz...precisa ver a feição dele ao ver azeitonas. Apesar disso ele adora azeite.
Isso sem falar no bacalhau. Eu adoro também. Ele? Nopsss, não gosta. Mas gosta de bolinho de bacalhau. Vai entender cabeça de homem, não é? Depois dizem que complicadas somos nós. Tsc, tsc, tsc.
Pois bem, o fato dele não gostar de algumas coisas não me impede de prepará-las em casa. Claro que tenho que gastar um pouco mais de tempo na cozinha, até por que quando quero usar um ingrediente que ele não gosta, tenho que fazer outra coisinha para ele comer (Mas isso nunca foi um problema).
Bom, há dias que eu estava querendo comer tapenade - meu antepasto favorito - e ontem, quando vi no blog da Glau um antepasto de berinjela - meu segundo antepasto favorito - a vontade aumentou.
Então, para matar essa vontade, Allez au La Palma! Infelizmente não encontrei a anchova que queria. E um tapenade sem anchovas não é um tapenade, concordam?
Mas eu tinha que fazer alguma coisa, a vontade não tinha passado! Foi aí que lembrei do Pan-Bagnat (Simm, escreve assim mesmo. Como o povo da região de Nice/França fala). Mas o que é afinal o Pan-Bagnat? Bom, é um sanduíche muito famoso - até celebre - da região de Nice. É basicamente um sanduíche recheado com uma salada Niçoise, com um toque mediterrâneo e um sabor super fresco.
Mas bem, vocês devem estar pensando. Na salada Niçoise também colocamos anchovas, não é? Aqui em casa não...o Amor também não gosta! Então vamos fazer um Pan-Bagnat adaptado também!
A Laura Calder tinha feito uma versão desse sanduíche em um dos últimos programas que eu vi...então mais que recomendado, não é?
E sim meus prezados, o sanduíche é delicioso! Eu diria que as anchovas seriam um luxo que fecharia com chave de ouro, mas o sanduíche assim ficou muito bem também! Ah, vale dizer que alguns franceses substituem as anchovas por atum, ou seja, don´t be shy use a sua imaginação!

Ah, ia esquecendo. O Amor acabou comendo sanduíche de pão de milho com queijo cremoso e mortadela bologna...um dos seus favoritos!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 1 Sanduíche de 25cm (Baguette)

Ingredientes

1 baguette com gergelim de aproximadamente 25cm de comprimento
1 dente de alho
1 ovo
1 tomate italiano maduro picado em pequenos cubinhos
1/2 cebola roxa
Folhas de manjericão picadinha
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de azeitonas pretas cortadas em rodelas
Azeite extra-virgem a gosto
3 filés de anchova (Opcional - eu não usei)
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela com água ao fogo. Quando levantar fervura coloque o ovo (sem quebrar) na panela e marque 11 minutos. Retire o ovo da água fervente e deixe esfriar. Descasque o ovo e corte em fatias. Reserve
2. Enquanto o ovo cozinha, prepare os demais ingredientes. Em uma tigela de vidro misture o tomate picadinho, a cebola, o manjericão e o vinagre de vinho tinto. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por 5 minutos.
3. Corte a baguette no sentido do comprimento, mas corte apenas uma tampa mais fina, deixe a maior parte na camada inferior. Retire o miolo de ambas as partes e esfregue com o dente de alho. Regue com azeite a gosto.
4. No orifício que foi formado dentro da baguette, coloque a marinada de tomates e as azeitonas cortadas por cima. Coloque as fatias de ovo cozido e a anchova se for usar. Tempere novamente, mas tome cuidado pois as azeitonas e anchovas já são salgadas.

Prontinho, agora é só aproveitar!

Esse sanduíche fica muito bom se descansar durante uns 10 minutos antes de comer, dessa forma os sucos e sabores se fundirão e ficará o verdadeiro Pan-Bagnat - que em sua tradução literal é um "pão molhado".

Essa é a versão para viagem:


12 comentários :

  1. This recipe makes perfect breakfast! The ingredients are easy to find, in fact they are all in my cupboard....

    Your close-up shot of the baguette look so appertizing. I love it :-)

    Sawadee from Bangkok,
    Kris

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    Puxa parece delicioso!! Adorei a receita de pesto, fiquei louca pra fazer tb!!
    Passa lá no meu blog que tem promoção rolando!!
    Bjuuu
    Pri
    http://descomplicandofronteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. um sanduíche assim já vira uma refeição! tb nunca encontrei anchovas aqui em recife (junto do cardamomo, da baunilha, etc etc =P)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Ta sumida!!! Tudo bem por ai?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefânia! Que lindo sanduba, adorei. Aqui em casa comemos quase de tudo, não tem muito acerto não, mas a preferências são claras e eu tento respeitá-las. Tô louca pra te conhecer, nosso encontro vai ser ótimo. Bj, lindona.

    ResponderExcluir
  6. Hi Kris!

    I´m so glad that you enjoyed this recipe! If you try, please let me know, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri!
    Já dei uma passadinha lá e me inscrevi na promoção!
    Estou de dedinhos cruzados!

    Beijos e aproveite a viagem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Karlinha!

    Pois é menina, nem parece que moramos na Capital, não é? Difícil de encontrar os ingredientes...e quando achamos, caro demdais!
    Mas eu não tenho jeito, acabo comprando tudo!

    Quanto a baunilha, aqui vende, mas cada fava custa R$ 8,00. O que eu fiz? Encomendei pela internet, pois cada uma fica R$ 2,00. Se quiser depois eu te passo o contato do fornecedor. As favas são excelentes e bem cheinhas de recheio.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!

    Tava viajando. Visitando uma prima em Goiânia.
    E você, como foi na casa da Vó?

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Téia!

    Tô super ansiosa também! Muito legal conhecer pessoas com os mesmos interesses e quem nem sabíamos que existiam há um ano atrás, né?

    Beijocas e até quinta!

    ResponderExcluir
  11. Aceito esse pão para viagem, por favor!
    Dê um abraço na Téia por mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gina!

    Olha, eu fiz e levei para o trabalho. A embalagem é boa mesmo (rsrsrs).

    Beijos e pode deixar que mando o seu abraço sim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...