domingo, 26 de setembro de 2010

Risotto de Bacalhau e Aspargos

Aiiiiii, não aguento esse calor! Tô sem paciência para ver TV, sem paciência para ler, para passear, para "fuçar" na internet...planejar minha viagem...enfim, tá complicado! O pior é que o Amor também tá assim...ou seja, os dois aqui em casa, um olhando para a cara do outro e quase ensaiando uma dança da chuva e correndo para a varanda para ver se São Pedro escuta nossas preces...tá difícil, tá quente, tá seco...e eu? Eu tô chata! Me desculpem!

Bom, para não enchê-los com os meus choramingos, vou falar um pouco da receita de hoje. Foi um daqueles almoços rápido durante a semana. Um daqueles que olhamos a geladeiras, catamos algumas coisas e decidimos na hora o que fazer. Esse foi muito bem sucedido, a combinação foi super harmônica e valeu todo o esforço de preparar, comer e voltar a trabalhar logo em seguida...e ficar pensando na pia cheia de louças que ficou para trás.... (odeio sair de casa e deixar louça suja para trás). E apesar de usar bacalhau, o risotto ficou super leve, mas ao mesmo tempo uma refeição completa...e o melhor de tudo...tinha verdinho...o que sempre me dá uma boa impressão...aquela de que estamos comendo algo saudável, sabe? Coisas da minha cabeça...vai entender...

Bom, espero que gostem da receita tanto quanto eu gostei...não quero importuná-los com minhas lamúrias...vou dar um pulinho na sorveteria da quadra com o Amor e ver se consigo aliviar os mais de 30° de Brasília...acho que nunca sonhei tanto com chuva...

Bom domingo!



Tempo de Preparo: 40 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
200g de bacalhau desalgaldo em lascas
6 talos de aspargos frescos cortados em pedaços de 4cm
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 dentes de alho cortados em cubinhos
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1 colher (sopa) de parmegiano reggiano ralado (ou parmesão)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça a 1 colher (sopa) de azeite e adicione o bacalhau, refogue até que esteja levemente dourado. Retire o bacalhau da panela e reserve.

2. Em outra panela, aqueça a colher restante de azeite e 1 colher (sopa) da cebola picadinha, adicione os pedaços do aspagos, com exceção das pontas de deixe refogar por 2 minutos. Após esse período, acrescente as pontas, coloque 1/2 xícara de água, tampe a panela e deixe a água secar. Desligue o fogo e reserve os aspargos.

3. Em outra panela, aqueça o caldo de legumes e deixe o mesmo em fogo baixo.

4. Agora prepare o risoto. Aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de manteiga e acrescenteo alho. Deixe refogar até que fique dourado. Acrescente a cebola e o e deixe refogar até que a mesma fique translúcida. Adicione o arroz e deixe refogar por alguns instantes. Aumente para fogo alto e despeje o vinho branco e mexa até que o mesmo evapore e seque 2/3 do líquido na panela. Vá adicionando o caldo de legumes, concha a concha mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta - tome cuidado na hora de temperar pois o bacalhau ainda tem um pouco de sal e os aspargos já foram temperados e o caldo normalmente também é. Vá provando o risotto, quando achar que está quase no ponto (faltando mais uma concha de caldo para finalizar) adicione o bacalhau e continue mexendo. Acrescente a última concha e os aspargos (se desejar, reserve alguns para a decoração). Mexa até o arroz ficar al .dente. apague o fogo e acrescente a colher restante de manteiga e o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos. Decore com os aspargos reservados.

Sirva imediatamente


16 comentários :

  1. Stefania, fico enlouquecida com seus risotos, sempre lindos! Dá quase para sentir o amora!
    Que uma chuvinha chegue logo para refrescar sua cidade. bjs

    ResponderExcluir
  2. não quero ser chata, viu, mas aqui tá chovendo. e é meio blé, se bem que hoje eu fiquei o dia todo na rua com chuva, chuvisco, garoa e dilúvio e, incrivelmente, não me chateei. foi um dia bom, apesar desse tempo molhado me dar uma sinusite brava.
    espero que refresque um pouco por aí, e logo, que aqui quando tava seco e sem chuva eu também achava uó.

    bom, risotto é amor. eu fiz de aspargos uma vez, e gostei. nunca fiz risotto com carnes (ou peixes, ou frangos), porém. acho que com bacalhau deve ficar bem bom, já que bacalhau tem a carne mais firminha, né? a consistência desse risotto deve ser ótima.

    beijo, e vou fazer dancinha da chuva em sua intenção. já tá chovendo aqui mesmo, sem problema, pois.
    :D

    ResponderExcluir
  3. Antes que diga que eu estou sumido, uma boa desculpa!
    SEMANINHA de provas! hahaha!
    e pra variar, essa semana também será lotada de provas, mas enfim...
    Passei aqui pra dizer que estou vivo :) e que este risoto está com uma cara ótima, além de que concordo plenamente com você! Calor estressa qualquer um! Desanima qualquer um!
    Sem falar que diminui extremamente o apetite de qualquer um! Eu mesmo troquei um almoço por um suco esses dias atrás! quem diria? :O
    haha!

    então, uma boa semana pra vc Stê!
    P.S. qualquer coisa, coloque um AC na cozinha e pronto, a imaginação volta! hahaha, brincadeira, claro! :)
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Stefânia
    relaxa todo mundo tem seus dias de chatice rs Aqui onde moro choveu hoje,nossa música para os meus ouvidos, que delicia... Apesar de ser baiana não gosto de calor, morei tanto tempo em lugar quente que acho que fiquei traumatizada rs sem contar que acho que minha alma é de EUROPÉIAAAAAAAAA (kkkkk)neste momento meus antepassados cariocas e baianos se reviram no túmulo rs
    A única coisa ruim da chuva é que estraga minha chapinha( que vida duraaaa)rs
    Beijosss
    ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, fica calma!
    Vou te contar o meu caso. Moro em Cuiabá e estamos sem chuva desde... Bom faz tanto tempo que nem lembro da última. Queria que por aqui estivesse por volta dos 30ºC, a média de temperatura é entre 40ºC e 42ºC, "excepcionalmente" hoje os termômetros estão marcando 43ºC. rs

    Mas, mudando de assunto gostaria de deixar meus parabéns, então... PARABÉNS! Adoro o seu blog é sempre recheado de receitas gostosas e fotos maravilhosas que dão água na boca! :)

    Boa semana
    Eleonora Mayumi

    ResponderExcluir
  6. Oi Estefânia!! Acho que a dança da chuva aí funcionou aqui, é o segundo dia de chuva sem tréguas aqui...rsrs pelo menos torço p/ chover agora e não na semana do casamento!!!É... está chegando, muitos preparativos, e estresses de última hora, quase tenho que achar um outro local para recepção de última hora,imagina!!Mas agora conseguimos resolver o impasse e está tudo certo....Ah esse risoto ia tão bem nessa chuvinha...rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Ai Beta, obrigada!

    Acho que São Pedro ouviu as minhas e as suas preces...a chuva tá pintando...pelo menos o cheirinho tá no ar...

    Beijo e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  8. Blé?! Quanto tempo não ouvia essa expressão...acho que desde ontem...quando eu mesma falei...kkkkk

    Bom, tirando a minha chatisse aguda com complicações de um tédio súbito até a hora de ir para a cozinha, o domingo foi agradável...fechado com comida mexicana...que estou lembrando até agora dela (Se é que você me entende...eca!)

    Bom, mas o risotto...eu também não costumo colocar carne no risotto não, o bacalhau realmente dá uma textura boa, por que ele não desmancha...as lascas ficam perfeitas por que não brigam com o aspargo nem com o arroz...achei um casamento perfeito! Vale a pena tentar!

    Não sei de quanto tempo foi sua Dança baby, mas tá fazendo efeito...a poeira tá baixando e a chuva tá pintando...ufa!

    ResponderExcluir
  9. Jean! Tá vivo! Ainda bem! Vou parar de rezar para encontrarem você! Até que enfim mocinho, apareceu! rsrsrs

    Nossa, nem fala de calor...não quero nem lembrar esses últimos dias...não quero mesmo! Hoje tá bem mais fresquinho, sabe? Até fiquei mais criativa...e hoje a noite já fui para a cozinha testar umas coisinhas...amanhã tem novidade!

    E as provas, como foi? Estuda muito, tá? Ganha muito dinheiro, monta um restaurante e depois me contrata como chef executiva e me paga um salário de R$ 180.000,00/ano...o que acha? Gostou?! Eu adorei! rsrsrsrs

    Some não, viu? Agente fica preocupada! rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Ai Silllll! Morri de rir com seu comentário, você é óteeeemaaaaa! Adorei!

    Acho que também tenho alma européia, sabe?! Daqueles nórdicos lá da Noruega...Finlândia...kkkkk...só falta o cabelo loiro, olho claro, pele branquinha...e aquele cabelo de seda...chapinha? Eu também adoro!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  11. Ai Eleonora...fique até sem jeito agora...eu aqui reclamando de pouco perto do calor daí.
    Sabe que eu já fui em Cuibá...mas era bem mais novinha, criança ainda, então nem lembro bem...só lembro que depois fomos para o Araguaia e eu ficava o dia todo no rio...aí já viu, né? Não ia pensar mesmo em calor...

    MAs eu sempre vou a Manaus...mas acho que lá é muito mais úmido que Cuiabá, não é mesmo? Então a sensação térmica é um pouco diferente...mas sei que é calorzão do mesmo jeito!

    Olha, muito obrigada pelo carinho e pelas visitas ao blog! Adoro "conhecer" um pouquinho mais de vocÊs!

    Beijocas e uma linda semana para vocÊ também!

    ResponderExcluir
  12. Ai Cíntia! Que frio na barriga...faltam 10 dias Querida! Já esteve tão longe!!! Não preocupa não, vai dar tudo certo...a chuva daí vai vir para cá e vai fazer um dia lindo! O seu dia! Você vai ver, vai ser perfeito!

    E o cardápio, já definiram?

    Beijos e já estou dançando para a chuva vir para Brasília!

    ResponderExcluir
  13. mais um dos seus pratos divinos! bjs

    ResponderExcluir
  14. OI Angela!

    Obrigada Querida! Eu sou fã de risotto, faço um e já tô pensando no próximo...

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  15. "Limpe e seque bem os camarões" - quais camarões? Não os refere nos ingredientes!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...