quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coxas de Pato ao Molho de Damasco e Cardamomo



O semestre está chegando ao fim. Com isso férias na faculdade e um pouco mais de tempo para curtir o Amore, minha casa e colocar em dia a minha "to do list de receitas". Como paciência não é uma das minhas maiores virtudes, apesar de conseguir passar horas fazendo um prato, resolvi antecipar essa preparação que estava na minha cabecinha há dias.

A idéia inicial era fazer um confit de pato, uma preparação onde a carne de pato é cozida em sua própria gordura durante horas. Mas não pense que é uma fritura como as outras, ela é feita lentamente e a temperaturas muito baixas. Sei que daria um trabalho enorme, mas como eu não tinha gordura de pato suficiente eu resolvi dar uma pulada em algumas etapas e simplificar o meu prato. O que claro não quer dizer que vou desistir do meu confit, não...não vou! Só estou postergando a data e aproveitando os pedaços de pato que meu congelador informava estar na hora de consumir.

O prato foi super fácil de fazer e foi o astro do nosso almocinho de terça-feira. Para acompanhar eu fiz um purê de ervilhas com hortelã e para agradar um pouco mais o Amore, acabei preparando um polentinha trufada só para ele. Foi um sucesso! 

Mas sucesso mesmo será voltar a cozinhar todos os dias nas férias...não vejo a hora!

Beijo grande e boa quarta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 coxas e sobrecoxas de pato com o excesso de gordura retirado
Sal e pimenta-do-reino
Tomilho fresco a gosto
1/2 xícara de vinho branco seco

Ingredientes para o molho

100g de damascos turcos secos
100ml de vinho branco seco
100ml de caldo de legumes
6 a 8 sementes de cardamomo
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Tempere com sal, pimenta do reino e o tomilho. Coloque em uma assadeira, disponha o vinho no fundo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 1 hora ou até que esteja dourado e bem cozido por dentro.

2. Enquanto isso prepare o molho. Leve os damascos ao fogo junto com o vinho branco, o cardamomo e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Retire o cardamomo e bata a mistura toda no processador. Quando estiver bem homogêneo, leve ao fogo junto com o mel e a pimenta-do-reino. Deixe apurar um pouco e sirva acompanhado com o pato.

Para dar o efeito mais escuro eu passei uma redução de balsâmico com a ajuda de um pincel no prato.

O purê de ervilhas eu dou a receitinha depois, tá?


3 comentários :

  1. Ah, o que eu mais queria era a receita do purê de ervilhas... AMO o blog, as receitas são maravilhosas; e eu sou fissurada por receitas. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de combinação!! Coincidentemente servi um confit de pato ontem a noite! Dá trabalho, mas compensa... beijs

    ResponderExcluir
  3. QUe molho delicioso!
    Ganhei uns cardamomos e acho que já descobri um bom uso para eles.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...