domingo, 7 de agosto de 2011

Bolo de Nozes e Maple para meu melhor aniversário...



Minhas idéias em torno do que seria o meu bolo de aniversário não me deixaram nada confusa esse ano. Na verdade minha idéia inicial foi pensar em fazer um bolo com o que tinha na despensa, estava decidida a não sair a noite para o supermercado e conceder meu tempo, que voltou a ser apertado, por um simples e talvez insensato capricho. Faria bolo de nozes com maple para me alegrar e para aproveitar tudo o que tinha a mão.

Bom, em primeira mão posso dizer que na teoria não podia dar nada errado, até por que preparar um bolo as 10 horas da noite não me parece nada entediante, muito pelo contrário, me parece uma ótima forma de despender meu tempo e claro, fazer algo para agradar a mim e ao Amore. A combinação dos sabores, embora já conhecida, me deixou muito feliz! O recheio de coco foi idéia do Amore,  e ele pode comemorar duas vezes, a primeira por ganhar um bolo e a segunda por ter dado palpite tão acertado. Ficou muito bom! Claro que também comemos o recheio de colher (ninguém é de ferro, não é mesmo). E afinal de contas, nessa data nós damos um desconto para tudo...

...assim como descontar o fato que decorei o bolo já se passava da meia noite, ou seja, o resultado não é o melhor possível...mas o sabor, que no fim das contas foi o que efetivamente importou, não deixou em nada a desejar, ficou delicioso e foi uma ótima forma de dizer: Felicidades em mais um ano de vida!

Beijocas e boa semana para vocês!



Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 Porções (Fiz meia receita)

Ingredientes para a massa


4 ovos (gemas e claras separadas)
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de maple syrup
1 xícara de leite
150g de nozes picadas finamente
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (Sobremesa) de fermento em pó

Para molhar o bolo

2 colheres (sopa) de bailleys
1 e 1/2 colher (sopa) de leite


Ingredientes para o recheio

1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de coco ralado seco

Ingredientes para a cobertura

2 xícaras de açúcar de confeiteiro
160g de cream cheese, em temperatura ambiente
1/3 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de maple syrup

Nozes para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma forma de aproximadamente 25cm de diâmetro, no fundo da forma coloque um pedaço de papel manteiga e unte-o com manteiga também.

2. Em uma tigela, misture as nozes picadas com a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Na batedeira bata as gemas com o açúcar, o maple e a manteiga até obter uma mistura homogênea. Retire da batedeira e misture a farinha com as nozes alternando com o leite, sempre comece com o líquido e termine com ele. Bata as claras em neve e incorpore a massa. Coloque a massa na assadeira previamente untada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

3. Prepare o recheio enquanto o bolo está assando. Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo médio juntamente com todos os ingredientes restante. Com a ajuda de uma colher de pau, e mexendo constantemente, deixe o doce cozinhar. Quando estiver mais espesso e soltando do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Quando estiver em temperatura ambiente, leve a geladeira por 30 minutos. Reserve

4. Para a cobertura, misture todos os ingredientes. 

5. Para a montagem. Divida o bolo em  duas camadas. Acomode uma camada no prato que for servir, molhe-a com a mistura de leite e Bailleys, distribua o recheio. Cubra com outra camada do bolo e molhe-a com mais uma parte da mistura de Bailleys. Cubra com a cobertura preparada e decore com nozes inteiras e picadas. Leve a geladeira antes de servir.



Cobertura: http://www.epicurious.com/recipes/food/views/Maple-Cake-with-Maple-Syrup-Frosting-358216#ixzz1UN0B8fP0

17 comentários :

  1. Stefânia!!!! amo bolo de nozes e o melhor que já comi na minha vida foi feita por um serviço de buffet no meu almoço de casamento civil. Era uma empresa pequena, familiar e tudo tinha sabor divino e, o bolo, todo mundo se lembra dele! huuuummm me deu água na boca
    bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Hmmm Stefânia, lindo e tenho certeza que delicioso. Estou com umas receitas com maple syrup pra fazer, essa vai entrar na lista.

    Estou fazendo o meu bolo de niver em etapas...é amanhã!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bela escolha amiga e que belo aniversário parabéns amiga e muita felicidade muita saúde paz e amor...bjokinhass

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef,

    Temos que provar na próxima vez hem? Adoro Bolo de Nozes...bjos

    ResponderExcluir
  5. Somos leoninas..... meu aniversario foi dia 04 e tb. fiz um bolinho para mim tb.. Parabens para vc.
    O seu bolo parece delicioso tb.
    um bjao
    Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Stef, ficou otimo seu bolo, parece realmente delicioso! ;)
    Bjim e boa semana pra vc

    ResponderExcluir
  7. que bonito, ficou parecendo um camafeu gigante!
    e eu amo camafeu! ♥

    =***

    ResponderExcluir
  8. Em 1º lugar os meus parabéns!!!
    Quanto ao bolo está magnifico!!! Eu sou apreciadora de bolos de noz por isso esta receita vou levar comigo, ainda por cima o recheio e a cobertura devem ser deliciosos!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  9. parabens dupalmente, pelo anivesário e pelo bolo maravilhoso.bjs

    ResponderExcluir
  10. Hummm, que delícia!!!!Com um bolo desses o seu aniversário deve ter sido ótimo!!!parabéns novamente pela receita e peloss anos de vida!!!!bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Pelo bolo e pelo aniversário!
    Saúde e alegrias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Pelo aniversário e pelo bolo que me pareceu delicioso!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Eu que não gosto de nozes fiquei com muita vontade de comer esse bolo :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Stefania,
    ontem te escrevi e quase que meu bolo nao deu certo mas foi quase pq dei mto certo.
    Hoje fiz e levei para os meus amigos e eles amaram a receita. Ainda bem que gostaram ne, fiquei super contente e agradeco a receitinha otima, ja vai para o meu caderinho.
    Obs: Da proxima vez molharei mais o bolo, queria ter sentido ele mais molhadinho mas ficou otimo.
    bjao
    Fabi

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Este bolo parce uma maravilha....
    Pode ser coberto com pasta americana???

    Bjinhos
    Cátia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...