domingo, 2 de outubro de 2011

Tortinha de Maçã e Gengibre



Bon jour!

Hoje finalmente consegui colocar o meu sono em dia. Após uma semana fora de casa (eu estive em Manaus essa semana por conta de uma viagem a trabalho), a única coisa que eu pensava em fazer no fim de semana era dormir, cozinhar e cuidar do meu Amore. Hoje posso dizer que já consegui descansar e dormir o que precisava...agora cozinhar...hummm, são outros quinhentos. 

Ontem a tarde fiz charme e consegui a cia do Amore para ir ao supermercado comigo (ele odeia...eu adoro). E ao voltar eu decidi que ele precisava ser recompensado e eu precisava cozinhar. Alguma dúvida? Nenhuma, ele iria ganhar um mimo bem gostoso. E como fruta é algo que não falta mais nessa cozinha (já que é o único doce que eu posso comer), fui de torta de maçã...o gengibre veio depois que olhei o meu pote de gengibre cristalizado pela metade (quando saí de viagem estava cheio), ou seja, o Amore gostou e então imaginei que seria uma ótima idéia fazer essa mistura. E foi mesmo! Ele adorou...comeu duas seguidas e disse que não precisava de mais nada...que estava delicioso...

... melhor do que isso? Seria acompanhar o meu chá da tarde com uma delas...mas enfim, não podemos tudo, não é? Quer dizer, não podemos comer tudo...

Beijocas para vocês e uma linda tarde de domingo!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 20 a 25 Minutos
Rendimento: 6 tortinhas (feitas na forma de muffin)

Ingredientes

1 pacote de 300g de massa folhada
3 maçãs cortadas em cubinhos (eu usei a gala)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/4 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar refinado
2 e 1/2 colheres (chá) de canela em pó
8 bagos de cardamomo
1 anis estrelado
Gengibre cristalizado a gosto (opcional)
1 ovo batido
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga e acrescente as maçãs. Mexa muito bem. Acrescente o açúcar, a canela, o cardamomo e o anis estrelado. Mexa novamente e tampe a panela, deixe cozinhar por mais ou menos uns 10 minutos, mexendo a cada 2 minutos, ok? Se necessário coloque um pouco de água (eu coloquei umas 2 colheres de sopa). 
Após esse período, desligue o fogo e retire os bagos de cardamomo e o anis estrelado. Deixe o recheio esfriar.

2. Corte 6 discos de aproximadamente 10cm de diâmetro (ou o suficiente para cobrir todo o fundo da forminha de muffins ou outra que forem usar), fure o fundo com a ajuda de um garfo. Disponha o recheio (que deve estar frio) sobre as forminhas forradas com a massa e coloque o gengibre cristalizado por cima (se for usar). Corte mais 6 discos de massa com aproximadamente 7cm de diâmetro (ou o suficiente para tapar as tortinhas). Pincele as bordas internas com o ovo batido e tampe as tortas. Faça um pequeno corte no centro de cada uma delas para ajudar o vapor sair quando estiverem no forno. Pincele as tampinhas com o ovo batido e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que estejam douradas.

Retire do forno e sirva ainda morna. Pode ser acompanhada por creme chantilly ou sorvete...aqui foi acompanhada apenas um copinho de suco.


17 comentários :

  1. AS SUAS TORTILHAS FICARAM LINDAS.
    E COM MAÇA SÓ PODEM SER UMA DELICIA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Muito rpido de fazer e com excelente aspecto
    Estou a gostar da ideia
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Stefânia,
    As tortilhas ficaram lindas, de aparência agradável, ótima receita.
    Abraço.
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de receita. Tenho massa folheada na geladeira e já sei o que vou fazer com elas. Adorei a sugestão. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  5. Humm
    Que delicia!!

    Boa semana!
    Beijos Jê

    ResponderExcluir
  6. ficaram lindas, certamente o gengibre deu o toque!bjs

    ResponderExcluir
  7. Stef do céu, que maravilha essa tortinha! Esse Amore é mimado hein!
    Adorei a combinação da maça com o gengibre.
    Boa semana pra vcs!
    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Tinha tanto tempo que eu nao vinha aqui!
    E venho só pra salivar, algumas coisas não mudam! ahahahah
    Essa tortinha deve ter ficado um espetáculo!
    Saudades de vcs!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Que delíciaaaa!
    Eu quero!
    maça e gengibre! Combinação perfeita!
    Saudade de vcs!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. OI São!

    Eu sou suspeita para falar por que também adoro maçã, mas infelizmente essa tortinha foi só para ficar na vontade...a dieta ainda não me permitiu essas regalias.

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  11. OI Mané,

    Você resumiu bem, ela é bem rápida de fazer e também deliciosa, com certeza é uma ótima opção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. OI Vânia,
    Obrigada!

    Pois é, e viu como foi rápido de fazer? Eu adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriana!

    Faz mesmo, você não vai se arrepender. Ah, e não esquece de vir aqui contar como ficou, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jê!

    Boa semana para você também Querida e obrigada pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. OI Angela,

    Gengibre é tudo de bom, não é mesmo?! E com a maçã foi uma combinação bem interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dri!

    Tem que mimar, né? Eu também sou mimada todos os dias..r.srsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  17. OI Belzita!
    Saudades também!

    Vamos marcar algum jantar?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...