segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Patê de Fruit



O Patê de Fruit não é um docinho apenas de nome bonito não...é um delicioso pedacinho de céu com  sabor de frutas e claro, muito charmoso também! A criação dele também tem um fator importante, já que foi criado a fim de preservar frutas para consumo durante os rigorosos meses de inverno.



A composição é muito simples e o seu preparo também. Conforme comentei anteriormente, é feito a base de um purê concentrado de frutas (que você pode usar a fruta de sua preferência), açúcar, glucose e pectina. O seu preparo é simples, mas exige alguns cuidados, como por exemplo controlar a temperatura e  incorporar os ingredientes na ordem correta...mas não se assustem, é bem tranquilo de fazer e vale qualquer tempo gasto, pois além de deliciosos é uma excelente forma de aproveitar aquelas frutinhas que já pedem um pouco de atenção.

Também recomendo como presente. Você pode fazer sabores sortidos, colocar sobre papel manteiga dentro de uma caixinha e então presentear a família, as amigas ou então você mesma! Acho que presentes feitos por nós mesmos tem um valor especial, não é mesmo? Além da boa intenção em presentear...tem todo o carinho que colocamos em cada pedacinho...eu realmente adoro!

Espero que gostem!

Beijos e boa semana para vocês!



Tempo de preparo: 25 a 30 Minutos
Rendimento: Aproximadamente 80 quadradinhos

Ingredientes

400g de purê de morangos (bata os morangos no processador ou liquidificador, passe por uma peneira. Você precisa de 400g do purê já passado na peneira) ou então outra fruta de sua preferência
100g de purê de framboesas (bata os morangos no processador ou liquidificador, passe por uma peneira. Você precisa de 100g do purê já passado na peneira) ou então outra fruta de sua preferência
15g de pectina em pó
50g de açúcar refinado
125g de glucose (eu usei glicose de milho)
400g de açúcar cristal
6g de cremor tártaro
6g de água

Modo de preparo

1. Forre o fundo e as laterais de assadeira de 17x17cm com papel filme. Misture a pectina com o açúcar refinado. Reserve. 

2. Leve o purê de frutas ao fogo baixo, quando atingir a temperatura de 40 graus, polvilhe a mistura de açúcar refinado e pectina. Deixe cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a ferver. Acrescente a glucose e continue mexendo bem. Acrescente o açúcar cristal em três adições (Não acrescente tudo de um vez para não reduzir drasticamente a temperatura). Continue mexendo sempre até que a mistura atinja 107 graus. Misture o cremor tártaro com a água e acrescente ao doce pronto. Misture bem e disponha na assadeira preparada. 

3. Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 12 horas. Passado o tempo de descanso, retire da forma, corte no formato e tamanho desejado e passe no açúcar cristal.


24 comentários :

  1. Gostei muito da receita. É sempre bom receitas variadas para aproveitamento de frutas, sendo que quando chega o tempo da safra de alguma fruta aqui, é bom ter receitas diferentes para não ficar muito repetitivo, porque acaba enjoando. E receitas que tem o tempo de duração mais longo é sempre muito bem vinda.

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdes,

      É bem essa a idéia do doce, conseguir desfrutar de alguns itens até fora da estação. O morango já é mais tranquilo e conseguimos encontrar sempre...mas dá para usar várias outras frutas que vai ficar muito bom!

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Stef!! e nosso post, vai sair? beijinhos Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Querida!

      Te mandei um e-mail sobre o assunto...dá uma olhadinha e me diz o que acha, ok?

      Beijocas!

      Excluir
  3. Que bacana e diferente.
    Parece muito gostoso mesmo!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Paty!

      É diferente, né? Fica uma delícia mesmo!

      Beijos para você!

      Excluir
  4. Amei a história do docinho, deve realmente ser uma delicia.

    Parabens, seu blog é muito bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Calline!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! É legal saber um pouco mais da história daquilo que comemos, né?

      Beijos!

      Excluir
  5. que lindinhos quadradinhos. nem é difícil de fazer, vamos ver se me encorajo um dia, e também arranjo um termômetro. :)

    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo? É bem tranquilo...comprar o termômetro é a coisa mais difícil da receita...mas vale super a pena, viu?

      Beijoss!

      Excluir
  6. coisa lindaaaaaaaaa

    http://produtostopdegama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu amei sua recertinha ,,mas como e onde compro a pectina ????? linda e maravilhosa receita esta de parabens hoje tenho sanduiche de gorgonzola
    bjokas sadhia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia!

      Olha, a pectina que eu usei nessa receita eu trouxe lá dos EUA. Mas duas queridas amigas indicaram esses dois sites que vendem aqui no Brasil.

      http://loja.gastronomylab.com/
      http://arriver.com.br/

      Beijos e espero que goste!

      Excluir
  8. Parecem uma delícia hein, qria ver a textura deles, vc bem podia dar uma mordidela e postar a foto neh Stefania rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI D Augusto...sabe que eu até ia fazer isso, mas quando comecei a comer até esqueci que tinha que tirar foto..kkk

      Vou ver se faço isso essa semana e te mando, tá?

      Excluir
    2. Okei, sempre passo por aqui então vou ficar de olho ;)

      Excluir
  9. FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR PARA AS FOTOS, LEMBRA BALA DE GOMA, UMA TENTAÇÃO!
    BJS....♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Andréa!
      Tudo bem?

      É tipo a jujuba dos franceses, sabe? Mas a textura é mais sedosa e macia...a nossa jujuba é mais firme. Eu gosto das duas, mas confesso que a textura do Patê de Fruit me conquistou.

      Beijos!

      Excluir
  10. Stef,
    que vontade! Adoro doces de frutas com gosto de fruta de verdade e já vi que esse é exatamente isso, quase um suco em quadradinhos.
    Fiquei sabendo desse doce nas minhas pesquisas de Paris, já li que na hediard tem lindos e deliciosos. Hummm...
    Quando comecei a ler o post, tive vontade de fazer imediatamente, mas como a Quéroul, ainda me falta o termômetro... Qual você usa? Acho que vou providenciar um
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      Tudo bem?

      Então, esse você vai gostar...tem o gosto bem pronunciado da fruta, sabe? Estou louca para testar outras versões...mas agora tenho que esperar minha pectina chegar.

      Querida, o termômetro que eu uso é bem simples e foi bem barato. É esse aqui:

      http://www.pepper.com.br/termometrocaldaprogressive-product-10059900001-5202.aspx

      Tem alguns mais bacanas, como os digitais por exemplo, mas esse meu resolve muito bem!

      Beijocas!

      Excluir
    2. Oi, Stef. ADOREI a sua dica do termômetro e adorei o preço. Super obrigada! :)
      Você como sempre muitíssimo gentil.
      Beijos e bom carnaval!

      Excluir
  11. Adoro, principalmente em recheios... outro dia fiz uma torta de patê fruit de morango e cobertura de chocolate... ficou muito bom...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...