sábado, 8 de dezembro de 2012

Risotto de Aspargos com Camembert e Damascos Secos


Hoje tive uma manhã tranquila. Tive tempo. Silêncio. Tranquilidade. Pude organizar minha cozinha, mesmo que se resuma a organizar a bagunça por conta de uma pequena recepção para queridos amigos na noite anterior. Organizei papéis, organizei armários..me senti feliz. Ter tempo para mim não é sinônimo de ficar sem ter o que fazer, é ter tempo para fazer aquilo que eu quero fazer, gastá-lo da forma que eu definir melhor...afinal de contas é meu tempo, não é mesmo?

Bom, e com esse espaço de tempo tão bem aproveitado...chega 13:00h e percebo que devo começar a me preocupar com o almoço. Apenas para mim, Amore foi almoçar com os amigos. Mas ok, quem disse que um almoço assim não pode ser especial? Pois bem, o meu foi! Totalmente improvisado, mas com os melhores ingredientes que poderia querer. Nada mal. Sinônimo de boa comida é inspiração e bons ingredientes. Combinação indestrutível.

E quer melhor opção para juntar tudo aquilo que você quer comer num prato só, do que um bom risotto? Prático, eficiente e delicioso! Assim os aspargos com todo o seu frescor, o camembert com toda sua intensidade e particularidade, e o damasco para dar aquele toque diferente, fizeram meu belo almoço, perfeitamente acompanhado com uma taça de um bom rosé, ser tão especial como a trilha sonora que o acompanhou...perfeito início de fim de semana!

Beijos para vocês e bom sábado!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
100g de aspargos verdes lavados e cortados em 3 pedaços
1/2 cebola pequena
1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
50g de queijo camembert picado
Damascos secos picados a gosto


Modo de preparo

1. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Quando ferver, acrescente os aspargos e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, ou até ficar "al dente". Tire do caldo e transfira imediatamente para uma tigela com água gelada (com gelo. Esse processo se chama branqueamento). Retire os aspargos do banho de água gelada e reserve. Deixe o caldo ao lado sempre aquecido.

2. Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione os aspargos, o camembert, o damasco e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.


2 comentários :

  1. Stefânia, sei que meu comentário não tem a ver com a receita mas queria te pedir uma ajuda.
    Você tem algum açougue bom para indicar aqui em Brasília, um que eu encontre carnes bem selecionadas, como vitela, cordeiro, etc??
    Se tiver me da essa dica! Se preferir pode mandar por email!
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...